A Formação Continuada de Arte foi realizada no CEUP, no período da 07:30 as 11:00h.
Objetivos do Encontro:
- Acolher os professores de Arte do ano letivo de 2012;
- Ampliar o repertório literário ou universo cultual do grupo por meio da leitura;
- Colocar em discussão a concepção de Planejamento;
- Colocar em discussão da utilização dos Pareceres, (Resolução 08/09 – Instrumentos Avaliativos);
- Colocar em discussão a importância das Matrizes de Referência da Disciplina de Arte;
- Colocar em discussão os Conteúdos Programáticos de Arte – I Bimestre.
Objetivos de Aprendizagens:
- Assegurar a parceria e construção de afetividade entre Professor e Coord. de Área;
- Contribuir para o fortalecimento do comportamento leitor;
- Reconhecer as artes plásticas como meio de expressão criadora e de leitura de mundo;
- Compreender a importância da construção e execução do Planejamento para alcançar os objetivos de aprendizagem;
- Reconhecer a importância dos Pareceres como instrumentos de observação das Competências dos Pareceres de 3º e 4º Ciclos;
- Reconhecer a importância das Matrizes de Referência da Disciplina de Arte;
- Reconhecer a importância dos Conteúdos de Arte (3º e 4º Ciclos) I – Bimestre.
Conteúdos:
- Gestão Pedagógica com foco na Leitura Diária;
- Gestão Pedagógica com foco na Prática dos Professores em sala de aula – Planejamento;
- Gestão Pedagógica com foco nas Matrizes de Referência de Arte;
- Proposta de Conteúdo de Arte para o 1º Bimestre – 2012;
Objetivos da Formadora de Arte:
1. Estimular e capacitar os Professores para o desenvolvimento de um pensamento visual nas suas diversas manifestações, através da experiência de ensino que estimula a formação de processos criativos em poéticas visuais e de uma reflexão crítica e estética.
2. Aprofundar os conhecimentos específicos nas áreas de expressão bi e tridimensional, bem como em Matemática, História, Português e teoria da arte, estética e práticas de ensino de artes.
3. Formar profissionais que possam atuar no âmbito das artes visuais, seja como pesquisadores, artistas e professores. Estes profissionais poderão atuar em diferentes áreas, a saber:
- Pesquisas e processos artísticos, no desenvolvimento de um projeto artístico pessoal, ou atuando em diferentes segmentos em que a imagem, suas intersecções e relações são predominantes;
- Pesquisas teóricas na área de estética, história e teoria da arte, atuando em museus, mercado editorial e outras instituições;
- Produção artística, produção gráfica e afins;
- Ensino na rede oficial de ensino, instituições, oficinas e ateliês particulares.
A arte-educação tem um objetivo maior que a formação de profissionais dedicados a esta área de conhecimento, no âmbito da escola regular busca oferecer aos indivíduos condições para que compreenda o que ocorre no plano da expressão e no plano do significado ao interagir com as Artes, permitindo sua inserção social de maneira mais ampla.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) estabeleceu em seu artigo 26, parágrafo 2º que:
- "O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos".
- "A arte é um patrimônio cultural da humanidade, e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber"
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana:o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas,pela natureza e nas diferentes culturas.(PCN- Arte-1997)
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Simone Meneses.
Coord. de Arte.
“Os anos deixam rugas na pele, mas a
perda de entusiasmo deixa rugas na alma.”
(Michel Lynberg)
Caros Professores participem da Formação Continuada de Arte.
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