quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Mostra de Arte da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Prudêncio - 05/12/2012.


O SENTIDO DA ARTE E SEU PROCESSO DENTRO DA ESCOLA

Vivemos em uma época onde as artes têm se movido através de novos processos investigativos. Levando em consideração a pesquisa em determinados “temas”, materiais e conceitos, estamos trabalhando de maneira não só experimental, mas nos baseando numa espécie de ação e reação, ou seja, contextual. Tendo em vista os diferentes processos - o cotidiano cada vez mais como parcela significativa de produções, o corpo como um veículo transitório e como forma para diversas possibilidades, entre outras tantas questões.

É tempo da educação em artes reconstituir-se também em um estudo do homem através da própria arte, observando os propósitos a que ela serve – o que ela desperta. Sendo a expressão visual, nesse sentido, uma das mais precoces oportunidades que temos para atuar como agentes; quando em uma determinada escola, essa expressão não é potencializada, perde-se todo o sentido perceptivo que deveria existir para estimular um aluno.

Normalmente, nas escolas, o conhecimento é avaliado pela memória mecânica, que é baseada pela aprendizagem repetitiva. Esse processo se perde do ser humano simbólico e da aprendizagem significativa, que torna eficaz a construção do conhecimento formado por recordações, partindo de um processo criativo e construtivo, para reunir um foco de pensamento.

A arte faz com que nos coloquemos no lugar de outras pessoas, como uma brincadeira de faz de conta e, como processo de conhecimento, tem um valor importante na vida do ser humano, não podendo assim, ficar longe ou minimizada na escola.



 








Nenhum comentário:

Postar um comentário