sábado, 9 de julho de 2011

Festival Folclórico de Juruti 2011 - Santarém-Pará




                                  Festival das Tribos de Juruti (Festribal)

 

                     O Festribal é uma vertente do Festival Folclóricode Juriti, uma das maiores manifestações culturais da Amazônia. É realizado sempre no último final de semana do mês de julho ou início de agosto. O palco das apresentações é o "Tribódromo", arena onde as tribos se apresentam. No tribódromo as tribos Muirapinima (vermelho e azul) e Munduruku (vermelho e amarelo) se enfrentam pela conquista de mais um título. Com o tema Natureza Sagrada à tribo. 
                     Munduruku e Muirapimina, embelezam o chamado Festribal.
                    A festa retrata a cultura indígena em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças. O modo de vida do caboclo, os rituais indígenas, o pescadore o farinheiro são algumas das inspiraçõesdo festival.
           No Tribódromo, grande arena construída especialmente para a disputa de cores e ritmos, no formato de uma canoa, as tribos Mundurukus e Muirapinima vão mostrar as crenças e lendas da Amazônia, em apresentações com cantos, danças e alegorias.
          A cidade vive um clima de euforia. As cores das tribos Mundurukus (vermelho e amarelo) e Muirapinima (vermelho e azul) tomam conta das ruas, das fachadas das casas e até das roupas e acessórios. Cerca de 30 mil pessoas são esperadas para os próximos dias 29, 30 e 31 de julho.
              Os preparativos para o Festribal e os ensaios das tribos estão intensos. Todas as noites, a partir das 20 horas, a população local e os visitantes se dividem entre acompanhar as coreografias e aprender os cantos da tribo Mundurukus, no Universo Mundurukus, e da tribo Muirapinima, no Barracão Muirá. As tribos têm torcidas organizadas e a 'galera', como são chamadas as torcidas, contam na pontuação da disputa. O torcedor de uma tribo deve respeitar a apresentação da tribo concorrente, ficando praticamente imóvel, como acontece em Parintins. 
  
  
                               













Nenhum comentário:

Postar um comentário