quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

História do Natal para crianças - Muito bom ......... 27/12/2012.



Livro História do Natal para Crianças

natal_1.jpgO Natal é a festa que as crianças mais gostam! É a ocasião em que os pequenos ganham presentes, tiram fotografias com o Papai Noel, se fartam na mesa de doces e guloseimas, recebem carinho e atenção de toda a família... As crianças sempre são as mais alegres durante o Natal. Mas, elas precisam saber que Natal não é só um grande banquete onde elas recebem muitos presentes... Os mais novos precisam conhecer também o aspecto religioso do Natal. Eles precisam saber que o ponto central do Natal é o Menino Jesus, que veio ao mundo em uma noite fria e silenciosa; que não encontrou outro abrigo senão o estábulo de Belém, ao lado dos animais.
Eis a suprema maravilha: o Salvador do mundo veio até nós! Essa deve ser a verdadeira luz e alegria do Natal. Mas a responsabilidade é dos adultos, que precisam ensinar aos mais novos que essa data tem um profundo sentido religioso, e que eles não podem se deixar levar apenas pelo desejo de "ganhar presentes do Papai Noel"... Pensando nisso, alguns amigos da Associação Religiosa Nossa Senhora das Graças sugeriram que publicássemos um livrinho, especialmente dirigido para as crianças, mostrando o aspecto mais importante do Natal.
Queremos assim, ajudar a resgatar o genuíno sentido dessa festa. Por isso editamos o livro A História do Natal para Crianças, com o relato das aventuras de dois irmãos, Francisco e Clara, que conhecem um velhinho que lhes explica o verdadeiro significado do Natal e também a origem do Papai Noel.
Infelizmente constatamos que a cada ano esta festa inigualável é esvaziada de seu sentido. Das milhões de famílias que se reúnem para celebrar a "noite-feliz", quantas elevam um pensamento de amor a Jesus? Quantas crianças conhecem a história do Deus Menino, nascido de Maria? Em muitos lares, a simbologia do Natal se resume a enfeites de luzes, guirlandas, bonecos de neve e pinheiros... e não há espaço para o presépio. É como preparar uma festa de aniversário e não se preocupar em chamar o aniversariante...
A consequência dessa superficialidade se reflete na mentalidade das crianças, afetada pelo consumismo. O desejo inocente de natal_crianças.jpgganhar um presente de Natal se transformou numa solicitação constante por novos bens e novidades. No dia de Natal, celebramos o fato de que tudo o que Deus é - bondade, amor, beleza, justiça e verdade - se fez carne. Ele é tudo o que nosso coração pode desejar, tudo o que precisamos para sermos felizes. Deus se fez homem, Deus se fez menino!
A Associação Religiosa Nossa Senhora das Graças espera mais uma vez poder contar com a ajuda de seus amigos e benfeitores para promover a distribuição gratuita desse livro a milhares de crianças, catequistas e professores de comunidades carentes. Estaremos assim, ensinando aos pequenos o verdadeiro sentido do Natal.
Com esperança e humildade, desejamos que este pequeno livro ajude as famílias, os professores e catequistas a contar às crianças a verdadeira história do Natal. Sim, Deus veio nos salvar, mas Ele quis precisar de nós para colaborar com a sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário